Atividade física para garantir a saúde e o bem-estar
Pílula da Alegria! Você sempre sonhou com ela, mas talvez nunca parou pra pensar que você mesmo pode produzi-la. Sim, o seu corpo produz a pílula da alegria, porém com outro nome: ENDORFINA. Trata-se de um hormônio produzido pelo cérebro e tem uma potente ação analgésica. Ao ser liberada no corpo, a endorfina ajuda a relaxar, estimula a sensação de bem-estar, diminui estresse, mau humor, ansiedade e tensões. Por isso que muito se fala da prática de atividade física para garantir a saúde e bem-estar.
Para começar a produção da sua pílula da alegria é muito simples, você só precisa se exercitar. O processo de produção e liberação da endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois de uma atividade física. Como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, a endorfina vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade e gera uma a sensação de plenitude ao praticante.
E se lhe falta motivação para começar, relacione a atividade física com prazer, pois os exercícios prazerosos são os mais eficientes. E você não precisa estar dentro de uma academia levantando peso para exercitar-se. Existem diversas opções alternativas como caminhadas, corridas e pedaladas ao ar livre, dança, yoga, pilates, natação, hidroginástica, lutas, entre outros. Pense nas suas necessidades e limitações, selecione a opção que mais combina com você e COMECE!
De forma geral, praticar atividades físicas é uma maneira eficiente de sentir-se melhor consigo mesmo, além de trazer benefícios como melhora da memória e do raciocínio, redução da ansiedade e estresse conforme citado anteriormente. Podemos citar ainda o aumento da autoestima, pois a prática de exercícios se relaciona diretamente com a superação de obstáculos e metas, o que reflete positivamente na confiança. As mudanças na forma física também afetam a autoestima, pois o praticante se sente melhor em relação a sua aparência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de algum tipo de atividade física leve ou moderada por semana e podemos fazer isto, mesmo em casa. Podemos citar como exemplo alongamentos, caminhadas pela casa, elevação lateral e frontal dos braços ou aquela bicicleta imaginária com as costas totalmente apoiadas no chão. A parte aeróbica pode ser feita com polichinelo, corda, corrida estática ou então um degrau de escada simulando um estepe subindo e descendo. Há também diversos profissionais de educação física que disponibilizam o serviço de aula online utilizando objetos simples que temos em casa.
Não importa o tipo de atividade, o importante é praticar. Atividade física regular é muito importante em qualquer idade, não à toa que todos os profissionais da área da saúde recomendam inclusive para manter o sistema imunológico em dia, pois quando nos exercitamos, temos uma produção maior de linfócitos que são as células de defesa do corpo.
Também é importante ressaltar que a saúde física está diretamente ligada também á saúde mental, desta forma modificar o estilo de vida sedentário é cada vez mais vital. Portanto cuide bem do seu corpo, durma bem e alimente-se de forma adequada, além de manter-se em contato com a natureza e reservar um tempo para desfrutar de momentos de lazer com as pessoas que ama. E lembre-se sempre da produção da sua pílula da alegria, ela depende apenas de você!
Lembre-se : Praticar atividade física é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar!